O que é o paisagismo
Muito além da decoração, o paisagismo é considerado uma solução-chave na arquitetura por conta de suas múltiplas funções. Além da questão estética, ele é resultado de um planejamento estratégico que visa alcançar diferentes objetivos em uma obra, tais como a preservação da vegetação e a valorização dos elementos naturais, por exemplo.

De maneira geral, o paisagismo se refere às áreas verdes de um projeto, tanto nas áreas internas quanto externas. Para isso, o profissional pode usar inúmeros recursos como plantas, iluminação diferenciada, itens de decoração, flores, pedras, água, entre muitos outros.

Aliás, algumas pessoas confundem paisagem com jardinagem — o que é um erro. A segunda opção está relacionada às áreas de jardins, enquanto a primeira não está limitada a um determinado espaço físico, podendo ser desenvolvido em diferentes espaços do local, tanto internos quanto externos.

Paisagismo e arquitetura juntos
A elaboração de um projeto arquitetônico inclui a avaliação de muitos detalhes como os limites do espaço a ser trabalhado, os tipos de materiais recomendados para cada necessidade, além do desafio de se criar algo que também atenda aos desejos pessoais de quem vai morar ou usar o imóvel.

São esses pontos que costumam trazer grandes desafios para os arquitetos que, além de se preocuparem com todas as questões técnicas, ainda têm o objetivo de agradar as pessoas que desfrutarão o ambiente.

O paisagismo entra nesse cenário com suas técnicas que poderão resultar em um espaço mais coerente, avaliado em diferentes perspectivas e contribuindo para uma melhor percepção da obra. Dessa forma, fazem com que plantas, flores e frutas ofereçam todo o equilíbrio que cada parte da obra precisa ter.

Possibilidades
De acordo com a vegetação e plantas escolhidas para compor o paisagismo, é possível atingir diferentes objetivos. Por exemplo, se a casa está localizada em uma região que sofre com o calor, como é a nossa região de Campinas, a dica é aproveitar determinados tipos de plantas que garantirão um clima mais agradável.

Se você tem uma parede que parece não combinar muito bem com o restante do ambiente, o paisagismo também será uma alternativa para você deixar esse detalhe um pouco mais charmoso e integrado aos outros cômodos.

Para entender melhor como aliar uma boa arquitetura com um paisagismo eficiente, a Montage pode te ajudar. Venha tomar um café com a gente e bater um papo sobre o seu projeto.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *