A arquitetura sempre desempenhou um importante papel no desenvolvimento de nossa sociedade. Suas técnicas e estratégias construtivas permitiram a evolução e o crescimento dos grandes centros urbanos com a análise do clima e arquitetura.

Atualmente, o aumento das temperaturas interfere na maneira como nos relacionamos com o meio ambiente. O clima já não é mais o mesmo e precisamos nos adaptar. Em vista disso, os profissionais da construção precisam atualizar-se em relação às novidades do mercado.

Qual é a relação entre clima e arquitetura?

Desde os tempos mais primórdios, o ser humano buscou por abrigo e proteção. A construção de moradias possibilitou esses benefícios e desde então vem evoluindo. Como as temperaturas no planeta terra variam em cada latitude ou longitude analisadas, uma moradia deve ser construída para atender essas demandas.

O conforto térmico é uma das principais premissas a serem solucionados. Sem ele, é impossível residir em um local com qualidade de vida e bem-estar. Com o passar dos anos, novas tecnologias e técnicas construtivas foram criadas e aprimoradas, melhorando a experiência de seus moradores.

Então, as seguintes variáveis climáticas devem orientar seus projetos e soluções:

– Temperatura;

– Umidade do ar;

– Ventos;

– Movimentos do sol;

A análise do estado meteorológico local e dos fatores apresentados acima são fundamentais para a criação de projetos esteticamente agradáveis, funcionais e economicamente viáveis. Essa arquitetura regionalista também deve ser baseada na sustentabilidade e no uso consciente do espaço urbano. Desse modo, é possível economizar nas obras e ter resultados mais rápidos.

Como um clima quente e seco interfere na construção civil?

As altas temperaturas exigem técnicas específicas na hora de construir um edifício ou uma residência. Nessas situações, a ventilação natural e a proteção solar são técnicas fundamentais na garantia do conforto ambiental. As fachadas de uma edificação devem ser protegidas contra a radiação solar intensa. Lembre-se também que o uso de beirais e do isolamento térmico podem ser considerados na concepção de um projeto.

A utilização de ventilação mecânica é uma opção para quem também quer amenizar o calor. Porém a orientação adequada e os ventos predominantes naturais são as melhores ferramentas nessas ocasiões.

Todas essas soluções criam um ambiente sustentável em que a redução do consumo de energia elétrica é uma de suas principais vantagens. Por isso, analise muito bem suas condições e construa projetos eficientes e que não deixem a baixa umidade do ar e as altas temperaturas atrapalharem seu desempenho, como em uma casa no deserto.

E o inverno rigoroso?

Partindo para o outro extremo, os climas frios também interferem em uma obra. Hoje em dia, países do norte e do sul do globo terrestre desenvolveram ótimas técnicas para garantir o crescimento de suas cidades.

Assim como no tema anterior, o isolamento térmico é fundamental. Sua principal função é manter o ambiente interno aquecido e fazer com que o calor não seja transmitido para o exterior.

A construção dos telhados das residências também necessita de cuidados especiais. Eles precisam ser maiores e mais inclinados, a fim de captar mais calor e evitar o acúmulo de neve respectivamente. As portas e janelas também são protegidas contra a troca de calor. Da mesma forma, paredes mais grossas e revestimentos especiais são fundamentais nessas ocasiões.

Os obstáculos naturais instigam a mente humana e fazem com que novas tecnologias sejam criadas para superá-los. Assim, nossa sociedade pode crescer e povoar diversas regiões do nosso planeta, sejam elas frias e úmidas ou quentes e secas.

O cuidado com a natureza e o consumo consciente de seus recursos asseguram o bem-estar de todos e o futuro das próximas gerações. Portanto, analise todos os fatores regionais de seus projetos e crie soluções eficientes e interligam o clima e arquitetura.

Na Montage, nós temos a premissa de prezar não só por ambientes bonitos e agradáveis, mas também por construções sustentáveis, que aliem o melhor da tecnologia com toda a qualidade dos recursos naturais, impactando diretamente na redução de custos. Venha tomar um café conosco!

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário