516607254

 

Quem nunca ouviu falar de um parente, amigo ou conhecido que passou anos para conseguir concluir a construção de uma casa?

A boa notícia é que, se informando e compreendendo todo o processo da construção, fica fácil evitar problemas clássicos como “o do dinheiro que acaba no meio da obra”.

A construção de uma casa é normalmente a realização de um sonho, e deve fluir com tranquilidade e estar associada a coisas boas.

 

Entenda quais são os pontos primordiais para que você se livre da “obra interminável” e de fato curta todo esse processo :

 

1 – FAZER GESTÃO INTEGRADA DE PROJETOS: O lema aqui é “ninguém faz nada sozinho”. Para construir, você precisará de projeto arquitetônico, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico, paisagismo, e assim por diante.

 

A gestão integrada de projetos faz com que esses profissionais e os donos da obra, se alinhem ainda na concepção da casa.

Isso significa que todos participam e trabalham de forma conjunta, não havendo a necessidade de correções e adequações de projetos durante a obra, pois tudo já foi pensado, discutido e planejado no início.

Não trabalhar de forma integrada, pode gerar prejuízos enormes, caso os projetos não estejam em acordo.

 

Exemplo: descobriu-se durante a execução de um projeto, que havia uma pilastra no meio de uma janela.

 

Parece absurdo não é? Mas é um caso real, no qual os projetos estrutural e arquitetônico não estavam compatíveis e assim iniciou-se um caso de “obra interminável”.

 

2 – TER UM GESTOR DE PROJETO / OBRA: A função de um gestor é estar com você desde o início. Ele poderá te auxiliar na boa escolha e negociação de um terreno e saberá dizer se a casa que você sonha, é mesmo a ideal pra você e se cabe no seu orçamento.

 

Ele deverá ser o primeiro profissional consultado. De nada adianta gastar com o projeto arquitetônico e depois descobrir que não terá orçamento apara executa-lo.

 

A gestão de projeto e de obra ajuda a ter um processo inteligente, eficiente e muito mais econômico do que construir por conta própria, ao contrário do que muitos pensam.

 

O projeto é adequado as suas necessidades, orçamento e o cálculo de materiais, por exemplo, é feito sem desperdícios ou falta.

Além de contar com boas negociações devido a compras em escala e relacionamento com fornecedores.

 

Existe uma metodologia de controle e acompanhamento para que tudo aconteça como deve ser, desde a integração dos profissionais, concepção da obra com a equipe e cliente, gestão de fornecedores, orçamentos e cronogramas.

 

Será esse profissional o responsável por integrar e coordenar todos os envolvidos, resolver possíveis problemas técnicos e por fim, assinar a execução da obra.

 

3 – ORÇAMENTO, PLANEJAMENTO E CRONOGRAMA: Nessa etapa do processo, você já terá adequado o valor estimado do seu projeto a sua realidade financeira, evitando assim que a obra pare por falta de dinheiro.

 

Só então você deverá fazer seu projeto arquitetônico e seu orçamento de obra detalhado, para garantir que aquela estimativa se torne números reais. No orçamento de obras, tudo é orçado já incluindo quantidade correta, modelos e marcas.

 

Com a exatidão do orçamento detalhado, faz-se o cronograma físico financeiro, que trará o planejamento de quanto será gasto em cada etapa da obra e quanto tempo cada etapa levará.

 

A boa gestão da obra fará um acompanhamento mensal, para que nada saia do escopo inicial. Todo o trabalho da gestão de obras é feito com o objetivo de não gerar retrabalhos, desalinhamentos entre projetos, além de garantir que tudo corra tranquilamente dentro do orçamento e cronograma previstos.

 

Por fim, é importante ressaltar que um dos erros mais comuns na tentativa de redução de custos é tentar tocar a própria obra coordenando as áreas e profissionais envolvidos. Sem a devida experiência, metodologias e processos, essa tentativa faz com que a obra se torne morosa e por muitas vezes quase “interminável”.

 

Please follow and like us: