490555377

Já falamos anteriormente sobre escolha do terreno e a posição do seu terreno / casa em relação ao sol.

Hoje vamos partir do pressuposto de que você já tem o terreno, está decidido a construir, mas ainda não sabe por onde começar.

Existem SEIS passos importantes e que devem receber atenção, para que você evite uma obra problemática e interminável.

 

1 – Certifique-se de todo o dinheiro disponível:

Faça um levantamento de todo o dinheiro que você está disposto a colocar na sua obra. Um imóvel, um carro, seu fundo de garantia ou simplesmente o dinheiro que você tem guardado. Some todos esses montantes e tenha um valor em mente.

 

2 – Defina o que será fundamental na sua casa:

Quais são suas necessidades do dia a dia? Não pré-defina uma metragem, sem saber se você de fato precisa dela.

Entenda o que será mesmo fundamental ter no seu espaço. Tente fazer com que a metragem venha de acordo com as necessidades e demandas geradas pelo uso da casa e não ao contrário. Evite o erro comum de inferir uma metragem que por alguma razão, você julga ser adequada.

 

3 – Procure um gestor de projetos /obras:

Com a verba disponível e pontos prioritários pré-definidos, uma boa empresa de Gestão de Projetos / Obras saberá te auxiliar e te dizer se a verba está de acordo com o que você espera construir.

Nessa etapa, muita gente prefere parar e esperar mais um pouco, pois percebem ainda não ter a verba necessária para o projeto sonhado. Isso é uma atitude correta e consciente, que evita que a obra seja interrompida na metade.

 

4 – Faça os projetos:

Só agora então chegou a hora dos projetos. Você precisará do projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, paisagístico e assim vai. Mas faça-os de forma integrada. O seu Gestor de Projetos / Obras deverá fazer com que todos façam os alinhamentos necessários e trabalhem juntos desde o início da concepção da obra, como já falamos um pouco mais no artigo “3 PONTOS PARA EVITAR UMA OBRA INTERMINÁVEL”.

 

5 – Faça um orçamento detalhado de obra:

Com os projetos e verba já definidos, chegou a hora de fazer o orçamento de obra para validar detalhadamente todas as estimativas feitas anteriormente, tendo agora os projetos em mãos.

O orçamento de obra também te dará tudo especificado por marcas e modelos além do planejamento Físico Financeiro, que detalhará passo a passo todas as etapas e prazos da sua obra.

 

6 – Profissionais e fornecedores envolvidos:

Você já tem o valor adequado, definiu suas necessidades, fez seus projetos e o orçamento detalhado. Então podemos começar a obra mantendo todos os projetos integrados e coordenados pelo seu gestor de obra.

O Gestor de obra será o intermediador de todos os profissionais, dos fornecedores e também a pessoa que vai coordenar a sua obra, de acordo com o cronograma já estabelecido.

Tenha certeza de escolher uma empresa de gestão de obras competente e experiente. Peça recomendações e vá visitar obras anteriores se possível.

A boa integração dos projetos, os orçamentos e toda a coordenação e execução da sua obra estarão nas mãos desses profissionais.

 

E finalmente, curta sua obra! Deixe que os processos corretos e os bons profissionais se encarreguem de manter tudo fluindo tranquilamente dentro de orçamentos e prazos.

Please follow and like us: