tambore_frontal_2_web

 

As paredes verdes começaram a surgir para amenizar a falta de áreas verdes em centros urbanos, como por exemplo, no minhocão em São Paulo.

Elas conseguem transformar a atmosfera do ambiente onde estão inseridas, trazendo muito mais vida e beleza, além de ser uma ótima maneira de revitalizar edificações antigas em grandes centros. É indiscutível a mudança trazida por esses jardins verticais.

Talvez o que poucos saibam, é que também é possível aplicar esse conceito em casa, e ainda ter benefícios que vão muito além da estética.

As paredes verdes além de melhorar a qualidade do ar e contribuir para um equilíbrio térmico, também podem auxiliar na eficiência energética da sua casa.

 

PAREDE VERDE TRAZENDO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Como funciona?

Imagine aquele cômodo quente da sua casa. Ele provavelmente pega o sol da tarde e faz com que pareça impossível permanecer ali à noite.

A parede verde pode ser estrategicamente pensada para reduzir em até 5 graus a temperatura interna.  Isso significa que você não precisará mais ligar o ventilador ou ar condicionado. Tornando seu consumo de energia muito mais responsável.

 

COMO FAZER A INSTALAÇÃO? É fácil?

A instalação de uma parede verde pode parecer fácil, mas ainda assim, é recomendado que seja feita por profissionais que já tenham conhecimento do assunto.

Esses profissionais garantirão uma boa impermeabilização da parede que será utilizada, evitando possíveis umidades futuras, além da escolha de espécies apropriadas, substratos e instalação de um sistema de irrigação.

 

COMO FAZER O SISTEMA DE IRRIGAÇÃO E AINDA FAZER BOM USO DA ÁGUA?

As plantas são periodicamente irrigadas por um sistema de gotejamento feito por uma tubulação que passa por dentro da estrutura onde as plantas estão inseridas. Essa irrigação é feita com um fluxo baixo de água, porém constante.

Para deixar seu jardim vertical ainda mais responsável, avalie fazer uma captação de água da chuva ou utilizar água cinza tratada para abastecer esse sistema de irrigação. Abaixo da sua parede verde, você ainda poderá coletar a água já filtrada pelas plantas e direciona-la para a sua cisterna, reutilizando essa água para outros fins como já explicamos aqui.

 

QUAIS AS OPÇÕES DE MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PAREDE VERDE?

Existem algumas opções de materiais e estruturas para a construção de uma parede verde. Essas opções vão de blocos pré-moldados, treliças e painéis de fibra de coco, até utilização de garrafas PET.

Avalie pelo seu gosto pessoal e também pela visão do profissional que estará te auxiliando, seguindo as necessidades das espécies escolhidas e estética pretendida.

 

QUAL É A HORA CERTA DE PLANEJAR E FAZER UMA PAREDE VERDE?

O jardim vertical pode ser instalado em casas já existentes, mas também pode ser pensado já no projeto da sua casa e ser aplicado juntamente com outras práticas sustentáveis.

 

E LEMBRE-SE! A parede verde é apenas uma das práticas sustentáveis existentes. Utilize várias em conjunto!

Ainda durante o projeto, avalie outras formas de garantir eficiência energética, como iluminação natural e ventilação cruzada por exemplo.

Integre também ao seu projeto, ações como geração de energia limpa, tratamento de água e acima de tudo, atitudes sustentáveis no dia a dia da sua casa.

A Montage tem experiência em obras sustentáveis e poderá te ajudar a colocar tudo isso no seu projeto, além de executar todos os passos com você. Agende sua visita e contribua para um futuro sustentável.

Please follow and like us: