477965678

Quando paramos para observar a forma que consumimos a água hoje, fica fácil deduzir que poucos têm a real noção da situação em que se encontra esse recurso.

Segundo relatório da ONU de março de 2015, o planeta enfrentará déficit de água de 40% até 2030, a menos que haja uma mudança drástica e rápida no uso e gerenciamento desse recurso.

Hoje, a crise hídrica global ocorre muito mais pela governança do que de disponibilidade.

O consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população nas últimas décadas, portanto, é necessário repensar como utilizamos a água para garantir esse recurso vital para um futuro próximo.

Para isso, nada mais correto do que começarmos as mudanças pelas nossas casas, analisando nossos hábitos e nos informando sobre possíveis ações que podemos absorver, tanto na estrutura como no dia a dia.

 

Hoje existem formas de reduzir o consumo de água potável, reaproveitando a água já utilizada em pias e chuveiros (as chamadas águas cinzas) e também captando a água das chuvas.

 

As duas formas de captação de água podem e devem ser instaladas conjuntamente e podem ter usos distintos devido a qualidade de cada uma, como veremos a seguir.

A utilização desses dois recursos pode gerar uma economia de água de até 60% ao mês, além da economia de cerca de 70% na sua conta de água.

 

Como funcionam?

 

Captação de água da chuva:

A captação de água de chuva é de certa forma um processo simples.

A água da chuva que cai no telhado vai para calha e cai em um primeiro filtro que remove galhos e sujeiras maiores. Depois desse primeiro filtro, a água passa por uma filtragem mais fina, e posteriormente é armazenada em cisternas, onde é tratada com cloro.

Mesmo limpa e tratada, vale ressaltar que a água da chuva ainda não é considerada potável, mas pode ser utilizada para fins como lavar roupas, lavar carros, rega de hortas e plantas frutíferas.

O volume da captação de água dependerá da área do seu telhado, do volume de chuvas e da capacidade de armazenamento da sua cisterna. Um profissional adequado conseguirá fazer todos esses cálculos para você e te indicar as melhores opções para a sua casa.

 

Captação e reuso de águas cinza:

O sistema de captação e tratamento de águas cinza (vindas de torneiras e chuveiros) é um pouco mais complexo do que a da água da chuva, já que será preciso planejar toda a parte hidráulica da sua casa para permitir que esse ciclo aconteça.

Para fazer o tratamento de águas cinza, é quase que imprescindível que o processo seja pensado ainda durante o projeto e construção da casa.

A adaptação de uma casa já construída pode sair muito mais caro, além de possíveis surpresas e gastos extras durante a obra. Lembre-se que a estrutura hidráulica não está visível, portanto, antes de começar a mexer você nunca saberá a real situação que ela se encontra.

 

Qual opção de captação de água é melhor?

Enquanto a captação de água da chuva traz uma água de melhor qualidade, a captação de águas cinza pode trazer maior quantidade.

Talvez em termos de eficácia e autonomia, a captação de águas cinza seja melhor, já que devido a períodos de estiagem, não é possível contar com o volume da água da chuva. Já em qualidade e abrangência de uso, com certeza a água da chuva é a melhor opção.

As águas cinza são derivadas do seu próprio consumo. Você reaproveitará o que consumir, conseguindo talvez deixar sua casa com autonomia total para vasos sanitários por exemplo.

Mas lembre-se! Isso não isenta você de um consumo responsável de água potável.

 

Veja esse exemplo:

– Uma família de quatro pessoas, gasta em média 540 litros de água por dia para banhos. Pensando que cada descarga de aproximadamente 6 segundos, consome até 15 litros de água, a casa terá autonomia para até 36 descargas por dia sem consumir a água potável.

Se levarmos em consideração que cada morador da casa dará no máximo cinco descargas ao dia, ainda sobrarão 240 litros de água para você lavar seu quintal, por exemplo.

É importante lembrar que ao contrário da água da chuva, as águas cinza não podem ser usadas para hortas e plantas frutíferas. E talvez lavar o carro também não seja uma boa opção, devido aos resíduos de produtos que podem causar manchas.

No exemplo acima, estamos utilizando apenas a água dos chuveiros como exemplo. Ainda podem ser aproveitadas água das pias e máquinas de lavar, reduzindo ainda mais o custo e consumo de água “nova”.

O custo estimado para a instalação de captação e tratamento de água da chuva + águas cinzas ainda durante a obra, é de cerca de 15.000,00, tomando como base uma casa de 240,00 m2 com uma família de 4 pessoas. Estima-se que para essa mesma casa, o retorno do investimento aconteça em 7 anos.

Please follow and like us: