terreno

 

Você decidiu construir e está à procura de um terreno.

Então saiba que a escolha do terreno irá impactar diretamente o estilo do projeto, custo e até mesmo seu dia a dia na sua futura casa.

Para que a escolha seja acertada e consiga receber o projeto que mais se adeque para a sua família, separamos alguns pontos que deverão ser levados em consideração e que podem servir como ponto de partida para a sua análise:

 

1 – Quais são seus sonhos para a sua casa?

O primeiro passo e talvez o mais importante, é priorizar o que realmente importa pra você.

 

Você prioriza uso da área externa, faz questão do verde e de uma casa plana? Ou você prefere uma casa onde a área privativa seja mais reservada, em um segundo andar, por exemplo?

Você prefere ter uma maior ocupação do terreno e assim não ter que se preocupar com área externa? Ou pretende ter ampla área verde e espaço para piscina, animais de estimação, hortas e afins?

 

Esses são apenas alguns pontos que fazem parte de uma reflexão indispensável. O terreno certo pra você será sempre aquele que melhor se adeque ao seu projeto de vida.

 

 

2 – Geografia

Você encontrará terrenos planos, em aclive ou em declive.

Se houver aclives e declives, avalie a intensidade. Bons projetos poderão aproveitar ao máximo o traçado natural.

 

Caso seja necessário aterrar, entenda todo o processo e custos. O aterramento requer muro de sustentação e a construção do alicerce tende a ser mais cara e complicada.

 

Caso você esteja de olho em um terreno em aclive ou em declive, não tenha o custo de terraplenagem como um impeditivo a principio.  Faça primeiro a comparação de preço com outros terrenos planos.  Normalmente terrenos em aclive ou declive são mais baratos, o que pode ajudar a equilibrar os custos totais.

 

3 – Zoneamento e Ocupação do solo

Existem leis de ocupação do solo que definem recuos mínimos em torno de todo o terreno. Ou seja, sua casa precisará manter uma distância mínima dos muros e principalmente da rua.

É importante você entender quais são os recuos exigidos na região e não menos importante do que isso, saber a metragem mínima e máxima de construção permitida para aquele lote.

 

Cada zoneamento tem suas exigências especificas. A ficha informativa do terreno pode ser consultada na prefeitura da cidade. Em vários municípios, já é possível fazer essa consulta on line pelo site da prefeitura.

Quando o terreno está dentro de um condomínio, também é importante checar regras de construção impostas. É comum condomínios terem metragens mínimas, recuos específicos, restrição a número de andares, etc.

 

4 – Vegetação e árvores de grande porte

Caso o terreno escolhido tenha árvores de grande porte e uma quantidade de vegetação relevante, será fundamental entender as normas do seu município para a remoção.

Provavelmente você precisará contratar um profissional que te ajude a fazer a identificação da espécie e só assim saber qual ação poderá tomar. É possível que você precise fazer algum tipo de compensação, como plantar outras árvores por exemplo.

Nesse caso, a construção poderá contar com um custo e tempo extra, tanto para fazer essa identificação da espécie, quanto para retira-la caso necessário.

 

Caso seja identificada uma vegetação nativa que consiga se adequar ao projeto, então você tem uma vantagem no seu terreno. A vegetação nativa não precisa de tantos cuidados como a vegetação que sofreu intervenção humana, pois já está adequada as peculiaridades da região.

 

5 – Posição do sol

Conforme explicamos em mais detalhes no post “A influência do sol na sua construção”, o sol tem um papel importante no dia a dia da casa. Terrenos com face Norte são os mais indicados, pois pegam mais luz e calor durante o ano todo.

Outros detalhes do seu projeto poderão ter o sol como fator de grande influência na hora de decidir pelo seu terreno. Não deixe de dar uma olhada no link acima.

 

6 – Tipo de solo

 

O tipo de solo, pode interferir diretamente no custo da fundação. Será preciso entender sobre a permeabilidade, estabilidade e outros fatores importantes para decidir qual será a fundação mais adequada.

É preciso contratar um serviço de sondagem antes de fazer o projeto, para determinar em que camadas estão os solos apropriados para apoiar o alicerce.

Se você ainda está apenas pesquisando o terreno e não vai gastar com isso, experimente perguntar para vizinhos qual o tipo de fundação que eles adotaram. Profissionais capacitados também poderão auxiliar com suas percepções e observação do terreno, mas para ter certeza e de fato iniciar a construção, a sondagem será necessária.

 

7 – Mercado, vizinhança e pontos gerais

Por último, entenda tudo que acontece ao redor do terreno escolhido. Observe o dia a dia da região e entenda sobre possíveis barulhos, vida noturna ou qualquer situação que possa incomodar mais a frente.

Observe a iluminação e segurança da rua durante a noite, posição de entradas de água e esgoto e tudo que possa por algum motivo, desvalorizar ou valorizar seu imóvel.

Please follow and like us: