fotovoltaica

 

Cada vez mais é preciso ter consciência sobre o que consumimos e de como podemos mudar alguns hábitos de forma a cooperar para um futuro sustentável.

Atualmente já é possível gerar a energia da sua própria casa com recursos renováveis, ao invés de utilizar a energia advinda de hidroelétricas e outras fontes não renováveis.

Conhecidos como placas fotovoltaicas, os painéis de silício geram energia através da luminosidade do sol. A energia gerada pode ser utilizada durante todo o dia e também à noite, quando é fornecida pela distribuidora que vai armazenando a energia gerada durante todo o dia.

Os painéis são capazes de suprir o consumo da casa inteira ou apenas parte do seu consumo diário, sendo possível mesclar o consumo com a energia gerada por recursos não renováveis.

O sistema de energia solar é ligado à rede elétrica. Toda a energia gerada e não consumida, pode virar créditos ou ser utilizada por um segundo imóvel em seu nome (a energia gerada por você também poderá ser direcionada para uso em um segundo endereço).

Por exemplo:

Uma casa produz cerca de 10kWh durante o dia, porém, nesse período usa apenas 2kWh.

Ou seja, durante todo o dia, 8kWh são enviados para a distribuidora de energia.

A noite, que normalmente o uso de energia é maior, o consumo é de 7kWh, então essa energia volta da distribuidora novamente para o consumo.

Nesse caso, temos uma sobra de 1kWh por dia, que pode ficar como crédito para ser utilizado em até 3 anos, ou pode ser direcionado para suprir parte do consumo de seu segundo endereço.

 

A ideia é que cada vez mais consumidores se sintam incentivados a produzir eletricidade a partir de fontes renováveis. A produção descentralizada de energia solar, além de sustentável, minimiza custos com transmissão e distribuição.

Para aderir é preciso apresentar um projeto elétrico para aprovação na concessionária. Este projeto tem que ser feito por um engenheiro eletricista ou diretamente pela empresa que cuida do projeto da sua casa.

Com o projeto aprovado, será necessário comprar um novo medidor, que fará a medição da energia que entra e que sai da sua rede.

A instalação das placas fotovoltaicas ainda tem custo elevado e não conta com uma fabricação nacional. O investimento pode chegar a R$ 14.000,00 para uma casa que consome cerca de 250kWh.

O retorno do investimento varia de 6 a 10 anos e quanto mais alto o consumo de energia, mais rapidamente se paga.

É importante ressaltar que as distribuidoras de energia contam com um consumo mínimo que continuará sendo cobrado, portanto, esse volume mínimo de kWh deverá ser considerado e abatido na hora de calcular quantas placas serão necessárias para suprir o seu consumo diário.

A economia estimada é de até 80% para o consumidor, além é claro, de ser uma iniciativa consciente de geração de energia limpa.

Please follow and like us: