quarto sol

Não tem nada mais gostoso do que uma casa arejada, com temperatura acolhedora onde parece que as energias fluem com mais facilidade.

 

Casas bem iluminadas por luz natural e com temperatura agradável, costumam ser muito mais convidativas.

 

Além de vidros, portas e janelas bem dispostas, na hora de construir, pense na influência que o sol terá em cada ambiente e garanta uma insolação correta para toda a casa.

 

Leve em consideração informações básicas sobre o sol no seu terreno: onde ele nasce, onde ele se põe e lembre-se de que o sol da manhã é sempre mais ameno.

 

É importante lembrar também, que estamos no hemisfério sul e que quanto mais ao sul for o seu estado, mais ao norte estará o sol do meio dia. Sendo assim, casas com face Norte, recebem mais luz e calor durante o ano todo.

Vamos partir então, do pressuposto de que temos um terreno face norte, que seria o ideal para regiões sul, sudeste e centro-oeste (regiões nas quais o sol está mais ao norte).

 

Agora, para facilitar, imagine sua casa dividida em três áreas com necessidades diferentes:

– ÁREA PRIVATIVA: quartos, sala de TV e cômodos de uso diário

– ÁREA SOCIAL: sala de estar, varanda e ambientes onde você possa receber amigos e família

– ÁREA DE SERVIÇO: cozinha, lavanderia e algum outro cômodo secundário

 

Posicionando sua área privativa para Leste e Nordeste, por exemplo, você garantirá o sol da manhã para essa área. À noite, a temperatura já estará agradável, dispensando o uso de ventilador ou ar condicionado, gerando uma economia de energia que pode ser significativa no final do mês.

 

imagem-1-post-sol

 

A área social também deve ser agradável e deve receber a luz e o calor do sol. Mas não será necessário tanto cuidado quanto a área privativa. A área social pode se voltar para Sudoeste e Oeste, pegando assim, o sol após o meio dia.

O sol da tarde deixará o ambiente quente à noite, por isso, é interessante uma área de ventilação cruzada, que ajude a dispersar o calor. Além disso, existem recursos sustentáveis, como a parede verde, instalada na parte externa, que além de contribuir esteticamente, pode ajudar na redução de até 5 graus na temperatura do ambiente interno.

 

imagem-2-post-sol

 

Já a área de serviço, pode ficar voltada para a face sul, que pega pouco sol. Porém, no caso abaixo, ainda conseguimos manter a lavanderia pegando o sol da manhã da face Leste, facilitando, por exemplo, a secagem de roupas.

 

imagem-3-post-sol

 

Sabemos que nem todo terreno tem face Norte e isso não deve ser um problema. Avalie com o profissional responsável pela sua obra, o posicionamento do sol no seu terreno, bem como as suas necessidades para cada cômodo.

O importante é otimizar a luz do sol de acordo com a sua necessidade e sempre pensar de forma sustentável e consciente, tentando reduzir ao máximo o consumo de energia, seja para ventilador, ar condicionado ou iluminação.

Além de ser uma atitude consciente, que leva em consideração aspectos que vão muito além da sua própria casa, essa eficiência energética reduzirá, e muito, as suas contas.

 

 

 

Please follow and like us: