Os pergolados, também conhecidos como pérgolas, são muito explorados em projetos de paisagismo, principalmente para quintais e pátios privativos. Sua origem é italiana. No passado, eles eram utilizados como suporte para o planteio e cultivo de parreiras de uva. Quase sempre eram feitos em madeira e protegiam muito bem as mudas da incidência excessiva de chuva e raios solares, mas sem cobri-las totalmente. Devido a sua versatilidade, com o passar dos anos, acabaram sendo utilizados pela arquitetura para outras funções, deixando os projetos muito mais modernos e elegantes.

A ESTRUTURA
Os pergolados são compostos de quatro elementos estruturais básicos – os apoios, os pilares, as vigas e os caibros. Montar esse esqueleto não costuma ser muito complicado. Apesar de ser uma estrutura simples, deve-se tomar cuidado com certas questões, não tanto pela estética, mas pela segurança.

Primeiro, é importante lembrar que todos os elementos precisam estar igualmente afastados entre si. Segundo, para que o conjunto fique estável, recomenda-se fazer brocas e sapatas de concreto, independente do material escolhido para fazer o restante do pergolado. Se os pilares forem de madeira, por exemplo, a base deve ser feita com blocos independentes somados a pinos metálicos, que ajudarão a prender bem as toras, reforçando as conexões e protegendo-as da exposição à umidade.

OS MATERIAIS
Os pergolados podem ser feitos de diversos materiais. Essa escolha vai depender do projeto arquitetônico e do gosto do cliente. Os em concreto são mais raros, devido ao peso excessivo da estrutura. Também, com ao avanço das tecnologias construtivas, já podem ser encontrados modelos em aglomerado plástico ou materiais reciclados. Mas, a maioria é feita mesmo em aço, alumínio, madeira e bambu.

Os pergolados metálicos são mais leves e fáceis de montar. O material tem um visual moderno e permite que os projetistas possam propor formas mais arrojadas. Os rústicos, em madeira, continuam sendo os preferidos dos consumidores – podendo até serem considerados como ecológicos e sustentáveis. As peças são baratas e podem ser cortadas no tamanho desejado, o que facilita na hora da compra.

O problema dos pergolados em madeira é que eles requerem maior manutenção. Se as peças não passarem por um processo de secagem adequado podem empenar em pouco tempo. Qualquer mínimo contato com o solo também afetará sua durabilidade.  Às vezes, para se garantir o conforto térmico, elas ainda recebem coberturas e trepadeiras. Portanto, tudo precisa estar de acordo para suportar o peso total do sistema.

ESPÉCIES QUE PODEM SER ACRESCIDAS AOS PERGOLADOS
Os pergolados ganham um charme especial quando acompanhados de plantas. Algumas espécies são mais indicadas para esse tipo de decoração, ajudando a cobrir e colorir esses espaços nos jardins. As melhores são aquelas de raízes fortes, que podem ser fixadas diretamente no solo e crescer se apoiando na estrutura até preencher toda a sua parte superior. Elas devem ser resistentes às condições do local, ao clima e principalmente à luz natural intensa.

ONDE E PARA QUE CONSTRUIR PERGOLADOS
Os pergolados não servem apenas como decoração em cenários festivos, mas como estruturas funcionais em qualquer tipo de área aberta. Para definir uma possível utilização dos mesmos, o projetista precisa levar em conta questões como circulação, transição e fechamentos dos espaços. Essas estruturas podem ajudar a estender áreas cobertas, formar varandas, marcar passagens e áreas de permanência, e também cobrir garagens, espaços gourmets, piscinas, e muito mais.

Please follow and like us:

Deixe um comentário