Já falamos anteriormente sobre escolha do terreno e a posição do seu terreno / casa em relação ao sol.
Hoje vamos partir do pressuposto de que você já tem o terreno, está decidido a construir, mas ainda não sabe por onde começar.
Existem SEIS passos importantes e que devem receber atenção, para que você evite uma obra problemática e interminável.
1 – Certifique-se de todo o dinheiro disponível:
Faça um levantamento de todo o dinheiro que você está disposto a colocar na sua obra. Um imóvel, um carro, seu fundo de garantia ou simplesmente o dinheiro que você tem guardado. Some todos esses montantes e tenha um valor em mente.
2 – Defina o que será fundamental na sua casa:
Quais são suas necessidades do dia a dia? Não pré-defina uma metragem, sem saber se você de fato precisa dela.
Entenda o que será mesmo fundamental ter no seu espaço. Tente fazer com que a metragem venha de acordo com as necessidades e demandas geradas pelo uso da casa e não ao contrário. Evite o erro comum de inferir uma metragem que por alguma razão, você julga ser adequada.
3 – Procure um gestor de projetos /obras:
Com a verba disponível e pontos prioritários pré-definidos, uma boa empresa de Gestão de Projetos / Obras saberá te auxiliar e te dizer se a verba está de acordo com o que você espera construir.
Nessa etapa, muita gente prefere parar e esperar mais um pouco, pois percebem ainda não ter a verba necessária para o projeto sonhado. Isso é uma atitude correta e consciente, que evita que a obra seja interrompida na metade.
4 – Faça os projetos:
Só agora então chegou a hora dos projetos. Você precisará do projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, paisagístico e assim vai. Mas faça-os de forma integrada. O seu Gestor de Projetos / Obras deverá fazer com que todos façam os alinhamentos necessários e trabalhem juntos desde o início da concepção da obra, como já falamos um pouco mais no artigo “3 PONTOS PARA EVITAR UMA OBRA INTERMINÁVEL”.
5 – Faça um orçamento detalhado de obra:
Com os projetos e verba já definidos, chegou a hora de fazer o orçamento de obra para validar detalhadamente todas as estimativas feitas anteriormente, tendo agora os projetos em mãos.
O orçamento de obra também te dará tudo especificado por marcas e modelos além do planejamento Físico Financeiro, que detalhará passo a passo todas as etapas e prazos da sua obra.
6 – Profissionais e fornecedores envolvidos:
Você já tem o valor adequado, definiu suas necessidades, fez seus projetos e o orçamento detalhado. Então podemos começar a obra mantendo todos os projetos integrados e coordenados pelo seu gestor de obra.
O Gestor de obra será o intermediador de todos os profissionais, dos fornecedores e também a pessoa que vai coordenar a sua obra, de acordo com o cronograma já estabelecido.
Tenha certeza de escolher uma empresa de gestão de obras competente e experiente. Peça recomendações e vá visitar obras anteriores se possível.
A boa integração dos projetos, os orçamentos e toda a coordenação e execução da sua obra estarão nas mãos desses profissionais.
E finalmente, curta sua obra! Deixe que os processos corretos e os bons profissionais se encarreguem de manter tudo fluindo tranquilamente dentro de orçamentos e prazos.