A construção de uma casa, normalmente está atrelada a realização de um sonho e um projeto de vida. O ideal é que seja um processo prazeroso e realizador, mas nem sempre é assim que acontece. Gastos inesperados, troca de mão de obra e retrabalhos, infelizmente fazem parte de um cenário comum dos que não se planejam da forma correta.
Separamos 5 pontos que são fundamentais e que deverão estar no seu planejamento e orçamento de obra para minimizar os riscos de quaisquer problemas inesperados. São eles:
1. Levante a disponibilidade financeira
Faça o levantamento de todos os recursos disponíveis: suas reservas, acessos a financiamentos, bens que serão vendidos, etc. Tenha um valor em mente.
Fazer o projeto da casa e depois tentar fazer o orçamento da obra é um erro comum, e que pode interromper a sua obra na metade.
Seja realista e comece um planejamento que se encaixe no orçamento. Existem profissionais qualificados que poderão te ajudar a planejar a obra adequada para o seu bolso. Na dúvida não hesite, os procure!
2. Estabeleça as necessidades e etapas da obra
É hora de pensar no projeto. Coloque no papel todas as suas ideias e necessidades, sempre atrelando ao orçamento previamente estipulado.
Coloque em uma linha do tempo datada, as etapas da obra e vincule cada etapa aos custos. Assim você conseguirá se programar quanto ao fluxo de caixa e tempo de obra.
3. Tenha um controle financeiro
Mês a mês, faça um monitoramento cuidadoso e acompanhe todos seus gastos. Caso tenha excedido por algum motivo, adeque gastos que ainda estão por vir.
4. Entenda os benefícios que bons profissionais podem trazer para sua obra
É importante que você avalie custo x benefício na hora da contratação de profissionais para sua obra. Um profissional mais barato ou até mesmo a não contratação de um profissional adequado, nem sempre sairá mais barato a longo prazo.
Profissionais qualificados poderão contribuir de forma a minimizar possíveis custos futuros. A adaptação estética de um projeto, ou posicionamento da casa no espaço, poderá gerar uma grande economia energética de longo prazo, por exemplo. Resumindo, o que é barato agora, poderá sair muito mais caro no futuro e vice-versa.
5. Busque referências de trabalhos anteriores
Bons profissionais têm históricos e referências. Converse com pessoas que já trabalharam com aquela empresa ou profissional e se possível, visite as obras já realizadas. Busque referências, questione e tire todas as suas dúvidas antes de iniciar o trabalho.