O conceito de arquitetura sustentável tem como fundamento principal justamente a preservação do meio ambiente. Mas você sabe como isso acontece?

A proposta de arquitetura sustentável tem como um de seus principais pilares a otimização dos recursos naturais no desenvolvimento dos projetos, com o objetivo de minimizar os impactos provocados pela construção civil ao meio ambiente.

Surgido nos anos 70, o conceito de arquitetura sustentável é um pouco mais antigo do que se imagina e leva em conta diversos aspectos do local onde o projeto será construído, otimizando ao máximo a utilização dos recursos naturais presentes.

Um dos pontos interessantes desse tipo de construção é a utilização de materiais que tenham o menor potencial de impacto ambiental possível. Sendo assim, os projetos buscam por utilizar materiais de origem natural e adquiridos através de vendedores certificados.

Os projetos sustentáveis também utilizam a matéria-primeira de maneira consciente, uma vez que os mesmos contam com um sistema de gestão integrada, que utiliza os recursos de maneira consciente e evitando desperdícios, o que ajuda não só o meio ambiente mas influencia na economia do valor final do projeto.

A importância da arquitetura sustentável para o meio ambiente

Os projetos sustentáveis otimizam ao máximo o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, como reutilização de água de chuva, ventilação e iluminação natural, facilidade na coleta seletiva de lixo, entre outros fatores ecologicamente corretos.

O principal benefício destas ações é a redução significativa nos impactos ao meio ambiente provenientes de uma obra.

Os projetos sustentáveis, felizmente, têm ganho cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Com a popularização das “eco houses” e edifícios sustentáveis, seus benefícios têm chamado a atenção de quem deseja construir, além, é claro, de contribuírem significativamente para o meio ambiente.

Se você está pensando em construir ou reformar e procura mão de obra especializada no assunto, precisa conhecer a Montage Construtora em Campinas. Aqui você encontra uma equipe altamente capacitada e projetos incríveis, que darão ainda mais vida ao seu empreendimento.

Please follow and like us:

Deixe um comentário